Um importante indicador de performance é a latência. A latência medida entre dois pontos da rede IP do mesmo operador é, em condições normais, cerca de 30ms sendo a latência entre pontos de operadores nacionais distintos aproximadamente 70ms. São valores perfeitamente satisfatórios, que permitem implementar tráfego interactivo e tráfego de voz sem problemas. Em relação ao débito dos circuitos, há várias condicionantes a ter em conta, mas pode afirmar-se que também na generalidade dos casos a performance é satisfatória.
A vulgarização no mercado de taxas downstream consideravelmente superiores às necessárias para muitos casos fez com que este parâmetro perdesse preponderância em relação aos restantes. Por outro lado, no que respeita ao mercado empresarial, a necessidade de alojar informação e de implementação de VPNs IP tem conduzido à necessidade de melhores taxas de upstream. Este é ainda o ponto fraco na oferta existente e cujas melhorias se tem lentamente vindo a reflectir na oferta disponível.
Resumindo: se bem que estejamos ainda muito longe do que se passa por exemplo na Suécia, também é verdade que a situação evoluiu consideravelmente nos últimos anos sendo as redes de dados nacionais perfeitamente capazes de suportar negócios com performance e fiabilidade.
Neste contexto que escolhas estão actualmente disponíveis para as empresas e quais os critérios que devem presidir à escolha de um serviço?
Considerando para efeitos desta análise que o valor mínimo de upstream desejado é 1Mbit, encontram-se nos mercado diferentes hipóteses:
Serviço | Down | Up | Contençã0 | Custo Mensal | |
1 | ADSL Novis Advance | 8 | 1 | 1:? | 38 |
2 | ADSL Telepac (PT - classe 31) | 16 | 1 | 1:50 | 28 |
3 | ADSL ONI (PT - classe 24) | 2 | 1 | 1:20 | 80 |
4 | ADSL ONI (PT - classe 30) | 2 | 2 | 1:10 | 165 |
5 | Netcabo Pro | 18 | 1 | N/A | 49,58 |
6 | SHDSL ONI | 2 | 2 | 1:1 | aprox. 500 |
Na decisão há claramente vários critérios a ter em conta:
- previsibilidade:
- performance de pico
- service level agreement (sla)
- custo
- qualidade do apoio técnico e comercial
Suponhamos que se pretende simultâneamente dar acesso aos postos de trabalho de um escritório bem como alojar um servidor que implementará um serviço de VPN que interligará diferentes instalações da empresa. Para algumas empresas a solução 6 (acesso simétrico dedicado) será claramente demasiado onerosa sendo as soluções 3 e 4 aceitáveis em termos de custo e contenção (menor contenção -> maior previsibilidade). Por outro lado estas soluções tem um valor downstream modesto para múltiplos postos de trabalho. Uma solução é conjugar dois acessos, da seguinte forma:
Novis Advance - acesso para os postos de trabalho da empresa
ADSL ONI (PT - classe 24 ou 30 ) - acesso para o(s) servidore(s) da empresa
Este tipo de acesso pode ser implementado com uma gateway inteligente baseada em Linux que permitirá:
- não interferência entre o tráfego serviço de VPN acessível do exterior e o tráfego Internet dos postos de trabalho
- redundância automática entre operadores distintos com partilha de todo o tráfego sobre uma linha em caso de falha
- serviço de grande qualidade a um custo bastante inferior aos circuitos mais caros, com um bom "SLA" garantido pela redundância introduzida
- menor dependência das comunicações da empresa num único operador
Mais tarde será detalhado como se pode implementar uma solução destas com. Para já, a conclusão que se pretende tirar desta análise é que com algum investimento inicial na implementação da infra-estrutura se consegue usufruir de um serviço com uma qualidade que de outra forma só seria possível com valores mensais menos competitivos.
Notas:
- a qualidade do apoio técnico e comercial dos operadores é algo que por si só merece ser analisado separadamente
- a descrição da plataforma ADSL da PT (revendido pelos operadores retalhistas como a Telepac, Oni, etc) incluido as classes de tráfego e estrutura da rede encontra-se aqui.
- o valor de upstream da oferta ADSL da NOVIS está errado no link oficial
- os valores para os quais não está incluída uma referência não estão tabelados de forma pública, pelo que os apresentamos como o resultado de diversas consultas ao mercado. Sendo assim não garantimos minimamente a fiabilidade de tais valores.
3 comentários:
A Novis tem um pacote Novis Startup com valores d/u de 4/1, contenção 1:10 e que custa na totalidade (voz+dados+Ncentos minutos gratuitos para PT e ES) 30 Euros mensais.
@Celso
A Novis parece ter feito alterações no site.
Onde se pode ver a taxa de contenção?
A contenção chegou-nos na correspondência da Novis, já depois de termos subscrito o serviço.
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