segunda-feira, 12 de maio de 2008

Flamewars clássicas

Uma das facetas sociologicamente mais curiosas no ecossistema global do software Open Source é a tendência crónica para as flame wars. Se bem que sejam na sua maioria inúteis (excepto quiçá para descompressão dos intervenientes) reza a história de vários exemplos que, pelas suas implicações, vale a pena mencionar. Lembro-me de três temas quentes que deram origem a discussões memoráveis com consequências reais para o desenvolvimento de alguns projectos:

Gnome vs KDE - Qt e objecções às várias licenças por que passou

http://www.linuxtoday.com/news_story.php3?ltsn=2000-09-05-001-21-OP-LF-KE&tbovrmode=1

Joerg Schilling vs Linux - SCSI addresses, Linux device naming and the infamous ide-scsi module

http://lkml.org/lkml/2004/8/4/89
http://lkml.org/lkml/2004/8/7/34
http://lkml.org/lkml/2004/8/6/82

Keith Packard vs XFree86 - o marasmo do projecto XFree86 como obstáculo ao crescimento do Linux no Desktop

http://xfree86.org/pipermail/forum/2003-March/thread.html

Em todas estas discussões a oposição entre as partes originou desenvolvimentos paralelos (forks ou novos projectos) para resolver o problemas.... e o resto ficou a cargo da selecção natural.

Uma das principais virtudes da abertura do código é a garantia de sobrevivência face a crises existenciais, conflitos ou simples desinteresse das equipas de desenvolvimento. A prova disso é que hoje usamos o Xorg em vez do XFree86, dvdrtools em vez das cdrtools, estando o Gnome e o KDE em pé de igualdade numa saudável competição. Os problemas que deram origem aos vários diferendos acabaram por ser completamente ultrapassados, em claro benefício da comunidade de utilizadores.

Na mesma linha de ideias, tudo indica que a história continuamente se repete. Veja-se por exemplo o recente incidente entre utilizadores e developers no projecto Pidgin:

http://developer.pidgin.im/ticket/4986

Update:

Faltava a clássica e essencial discussão Linus vs Tanenbaum subordinada ao tema "Linux is obsolete". Esta discussão data de 1992 e pode ser vista por exemplo aqui:

http://www.oreilly.com/catalog/opensources/book/appa.html

Ver também:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tanenbaum-Torvalds_debate

2 comentários:

MV disse...

Esqueceste-te do original e fundamental "debate" Linus vs Tanembaum....


Tanenbaum-Torvalds_debate


-- MV

Panoramix disse...

See...fixed it for you :-)