segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Jimmy Wales no Fórum Mundial de Marketing e Vendas

Jimmy Wales, o criador da Wikipedia, teve honras de abertura no Forum Mundial de Marketing e Vendas. Perante uma plateia que se adivinhava estupefacta Wales abriu com referências a Free Software, Free Speech vs Free Beer, as 4 liberdades, Richard Stallman, Creative Commons e Free File Formats. Referiu que a Wikipedia estava assente em sistemas Open Source como a plataforma MediaWiki que é também utilizada por outras organizações em todo o mundo.


Findo o eventual choque de culturas com a plateia (que em princípio seria maioritariamente constituída por gestores e profissionais do marketing e vendas), Wales prosseguiu definindo a Wikipedia como “an essentialized summary of human knowledge” indicando a seguir alguns factos relevantes:

  • A Wikipedia é o quarto website mais visitado do mundo atrás do Google, Microsoft e Yahoo recebendo 244 milhões de visitas mensais
  • Apenas 20% é material escrito em Inglês
  • A Wikimedia Foundation emprega apenas 22 pessoas
Sempre fluente na apresentação Wales contrapôs a situação de produtos em mercados mainstream - dando como exemplo Britney Spears - e produtos em mercados fine arts - dando como exemplo a Opera que sobrevive com base em donativos / apoios à Cultura - à nova Internet Folk Culture apoiada no power of the ordinary user. Jimmy sublinhou o potencial de colaboração em comunidade e o efeito de massa crítica que se observa facilmente mesmo com um pequeno grupo que tenha algo em comum.

Na apresentação foram também mencionados o projecto de wikis direccionadas Wikia e o serviço de busca colaborativa Wikia Search que permite aos utilizadores contribuírem para melhores resultados nas pesquisas. Ao contrário da recentemente introduzida funcionalidade Search Wiki do Google que apenas influencia as procuras de utilizadores individuais, as contribuições no Wikia Search estendem-se a qualquer utilizador do serviço.






































O blog.angulosolido.pt teve a oportunidade de apresentar duas questões.

blog.as: Parece-nos que a Wikipedia funciona bem porque apesar da liberdade de acesso existem, em termos relativos, poucas pessoas a contribuir negativamente. Já esperava isto à partida? Qual a percentagem de participantes da Wikipedia cuja contribuição prejudica o projecto?
JW: Pelo contrário. Sempre esperei que após uma semana em funcionamento a informação estivesse completamente vandalizada. Mas o que se concluiu foi o contrário: a grande maioria dos contribuidores trás bons resultados. Os contribuidores problemáticos estão abaixo de 1%.

blog.as: Referiu que quer alargar o número de contribuidores. Mas um contribuidor precisa de ter um determinado tipo de perfil: ter o espirito aberto de quem quer contribuir para um projecto sem esperar uma recompensa directa. Acredita que há um limite teórico para este tipo de perfil na população ou que os contribuidores podem crescer sem limite?
JW: Acredito que há um limite mas que estamos artificialmente muito abaixo dele. Uma das razões é a edição de páginas da Wikipedia ser um processo ainda não suficientemente simplificado para contribuidores cuja experiência com tecnologia seja menos avançada. Pretendemos facilitar o processo de contribuição. Por outro lado pretendemos captar contribuidores com diferentes perfis, como por exemplo mulheres e pessoas reformadas, cujo potencial de contributo é interessante mas cujo envolvimento é neste momento reduzido.

A apresentação de Jimmy Wales rompeu com o registo tradicional de marketing e vendas apresentando uma prespectiva inesperada para grande parte dos presentes.

Nota:
Neste mesmo evento Philip Kotler perguntou à plateia que empresas lhes trariam tristeza caso desaparecessem do mercado. Curiosamente, as respostas foram: Google, Apple, Nestlé e Wikipedia.

1 comentário:

K.A. disse...

Eu também não posso viver sem a Nestlé... Chocolate como o deles, não há!! :D