terça-feira, 16 de setembro de 2008

Google Chrome on Linux

Yes. Codeweavers was faster. Before Google released Linux and Mac versions of Google Chrome, Codeweavers packaged a wine wrapped Windows version package for non-Windows users and is distributing it as a product showcase.

This is proof of concept release. Do not expect a rock solid new web browser. However it works and guess what... doesn't require a compiling mess to install. First tests were run on an old Mandrake 10.1 desktop. The flash plugin you can see on the screenshots is of course the windows version.

You can download it here.


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pioneiros



PgUP, PgDown


A Microsoft acaba de conseguir patentear a utilização das teclas PgUP e PgDown. É sem dúvida uma prova de que as patentes de software têm um papel crucial para protecção dos inventores e estímulo da criatividade. Aguarda-se com expectativa o valor das royalties a cobrar aos restantes intervenientes da indústria para que possam implementar técnicas semelhantes de navegação em documentos baseadas na utilização destas duas teclas.

Music Box TMN

Por outro lado, de acordo com várias fontes está garantido o DRM na TMN. Quanto o resto da indústria está finalmente a pôr de lado o DRM a TMN acaba de lançar o serviço Music Box com músicas em formato WMA que só funcionam em Windows (nada de Linux, iPod, player portátil, auto-rádio) e expiram quando a subscrição acaba. Segundo José Carlos Baldino:

"Quando se é pioneiro o investimento suportado é sempre maior. Para nós é muito importante estarmos entre os primeiros a nível mundial. Esperamos que o mercado também o entenda dessa forma"

Trata-se efectivamente de um forte concorrente ao Emule.

Expectativas da indústria

Na sequência destas duas novidades toda a indústria se encontra em suspenso. Já circulam rumores de que a Adobe irá patentear o uso das teclas Home e End e a Vodafone se prepara para lançar em exclusivo um telemóvel com toques polifónicos e joguinhos em Java.