terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Encontro Open Source em Santiago

A Sun Microsystems e a Angulo Sólido representaram a ESOP no encontro de trabalho entre as empresas da AGASOL e os representantes do Governo Galego - Xunta de Galicia. A reunião, na magnífica cidade de Santiago de Compostela, surgiu no contexto das actividades desenvolvidas pelo Mancomum. Aproveitámos a hospitalidade Galega para investigar o trabalho que se faz por lá.

O primeiro contacto foi desarmante dada a arrebatadora gastronomia que se nos apresentou após 6 horas de viagem. Refeitos do choque positivo, passamos o resto da tarde a perceber o que levou a Xunta de Galicia investir numa política de apoio ao software Open Source. Aparentemente a visão que prevalece é ser essencial construir um ecossistema regional de elevado know-how, garantir independência tecnológica e assegurar a possibilidade das aplicações estarem disponíveis no idioma local. Sendo esse o objectivo, está-se ainda a trilhar-se o caminho, mas tudo parece andar a bom ritmo.


Ao longo da tarde as diferentes empresas da AGASOL foram expondo os diversos sucessos e dificuldades que se lhes apresentam no decurso do último ano de actividade e delinearam-se estratégias para novos projectos.

Houve ainda tempo para a ESOP e a Xunta de Galicia chegarem a acordo sobre colaborações futuras e intercâmbio de experiências entre empresas Portuguesas e Galegas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008