segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

The role of ISVs

Retirada da magnífica compilação de textos "Evangelism is war", escrita por James Plomodom, tornada pública no contexto de um caso de antitrust e disponível para consulta aqui, esta imagem ilustra bem o que se passa no panorama nacional dos ISVs tradicionais de software.

O facto é que muitos ISVs, em lugar de promoverem produtos tecnologicamente neutros que se integrem bem em qualquer ambiente, preferem tentar impôr tecnologias específicas e métodos arcaicos, mesmo que ponham em causa infra-estruturas de grande qualidade já existentes. Ora isto nem sempre os ajuda, porque em cada discussão se descobrem sistematicamente as suas lacunas no que respeita a noções de administração de redes e sistemas. E cada vez que isto acontece aumenta a motivação para o melhoramento de soluções alternativas que mais dia menos dia lhes causarão dificuldades.

Os ISVs nacionais não raro compram uma guerra que não é a deles, em vez de se concentrarem a desenvolver e melhorar os seus produtos. Mas a dispersão é geralmente um erro que se paga caro.

Serão peões num campo de batalha? É impossível não nos lembrarmos disto.

Sem comentários: