A solução disponibilizada centra-se no software Kdenlive e reúne um conjunto de utilitários que permitem a integração do mesmo com diferentes fontes de vídeo (captura firewire, decoding DVD, transcoding de H264, captura de ecrã, etc). Juntamente com o software foi disponibilizado um manual de workflow que reúne um conjunto de procedimentos essenciais ao bom desempenho das referências.
A instalação consiste apenas em seleccionar o pacote task-video-editing no gestor de pacotes Synaptic, garantindo que o mirror “contribuições” está activo. A partir daqui todo o software é instalado de forma automática. Estão disponíveis todas as funcionalidades necessárias a trabalho profissional incluindo: edição multifaixa, suporte para um conjunto alargado de formatos / codecs de entrada e saída (mp3, mpeg2, mpeg4, h264, DnxHD, Theora entre outros) e plataforma (ex: Vimeo, Youtube), conjunto extenso de efeitos e transições, captura de videos do ecrã, profiles de renderização adaptáveis e suporte para títulos / legendas.
Janela principal do Kdenlive
Pode fazer download do manual aqui.
Segue-se um pequeno vídeo de demonstração das potencialidades de edição que foi pela primeira vez apresentado a público no Encontro Nacional de Tecnologia Aberta – Linux 2010 e pretende ser um remake do fabuloso início do filme Trainspotting.
Linspotting from Caroline Pimenta on Vimeo.
Sem comentários:
Enviar um comentário