No próximo dia 9 de Dezembro a adopção de Normas Abertas nos sistemas informáticos do Estado irá ser debatida na Assembleia da República. Estão em cima da mesa, propostas de 3 partidos: PCP, BE e um projecto de resolução do CDS-PP.
A ESOP tomou posição em comunicado (PT, EN). A notícia foi publicada no Obervatório Open Source da União Europeia (link) e em diversos sites nacionais e internacionais.
Agora que toda a gente fala de "inovação e competitividade" será interessante ver quem está disposto a tomar uma simples medida concreta que nos empurre nessa direcção. A ESOP apresentou uma compilação de afirmações proveniente de alguns dos países mais desenvolvidos da Europa que vale a pena consultar (link).
Neste momento não é ainda conhecido o sentido de voto dos partidos maiores - PS e PSD - mas é importante ter em mente que a adopção das Normas Abertas é uma promessa eleitoral do PS, conforme se pode constatar na resposta enviada à ANSOL antes das últimas eleições legislativas: "O Partido Socialista defende a utilização de Normas Abertas e a interoperabilidade".
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário