sábado, 23 de novembro de 2013

Ali há link, ali há lata

Poderia, talvez, pensar-se que a tragi-comédia à volta das discussões sobre conteúdos digitais e pirataria estivesse já esgotada, em Portugal. Isso seria, vemos agora, uma ideia infantil já que é perfeitamente possível um assunto estar esgotado na substância mas não o estar, de todo, na irritância.

Que a palavra irritância não exista pouco nos importa. Aliás, não é líquido que não venha a tornar-se um substantivo precisamente aplicável ao dom dos que nada de substancial fazem para resolver um problema próprio, mas do qual recorrentemente se queixam.

Ao dom da irritância, dos tais, contrapõe-se a pertinência da blogger Jonasnuts que, com perspicácia, nos demonstra que os do costume se precipitaram, outra vez, nas conclusões e que o deputado Galamba está inocente, pelo menos deste crime e até prova em contrário.

Aproveitamos esta oportunidade para perguntar se "há link", não para o Porto-Sporting mas para algumas das obras que remetam vagamente para esta novela sem fim. Há link para o "The usual suspects"? Há link para o "2001 Odisseia no espaço"? (é especialmente relevante a cena do monolito). Há link  para o "O Império Contra Ataca"?

Neste caso, para evitar polémicas diremos explicitamente que só estamos interessados em links onde se possa fazer um pagamento do qual, como contrapartida, se obtenha o direito de visionar a obra ou de, da mesma, fazer download.

Posto este breve comentário remeter-nos-emos ao silêncio, sobre o assunto, até que "haja links" ou alguem nos acorde com uma overdose de piada. Galambagate, really? :-) Não será fácil fazer melhor.

Sem comentários: